Tudo sobre Chroma Key: Faça-o de um jeito simples e barato

16/08/2011 22:07

Olá, no tutorial de hoje estarei ensinando as propriedades do Chroma Key: desde a montagem física do efeito até a aplicação do plugin usando o Sony Vegas. 

Para que você entenda o Chroma Key, é necessário saber sobre o sistema de cores usado em vídeos e imagens: RGB. O sistema RGB é uma escala de cores que se derivam de três cores primárias, no caso o Vermelho, Verde e Azul (Red, Green and Blue). Veja aqui a paleta de cores RGB:

Perceba que há as cores primárias no topo e as misturas ou variações de valores de cada cor nessa espécie de "Mixer" de cores. 

O Chroma Key tem base total no RGB. Ele irá transformar os valores aproximados da cor que você selecionou em Alpha (transparente). O uso correto desse efeito é quando há algo monocromático no vídeo, geralmente o chão ou o fundo, para que não hajam conflitos de cores e seu ator acabe ficando com o corpo transparente. Por exemplo: se você selecionar uma cor com o valor R=132, G=144 e B=255, o Chroma Key provavelmente irá transformar em alpha as cores com os valores R=120 a 150, G=130 a 160 e B=255. Por isso é importante não usar peças de roupas com a mesma cor ou equivalente monocromática que o fundo. 

Acho que já chega de teoria, não é mesmo? Vamos para a parte prática. 

Montando o "estúdio"

Para quem não tem muito poder aquisitivo, ou simplesmente não tem tempo para comprar um fundo infinito, é necessária a compra de um TNT (Tecido-não-tecido, facilmente encontrado em bazares ou lojas de tecidos, média de 80 centavos o metro) com a cor VERDE. Já testei com outras cores, mas nenhuma funcionou tão bem quanto a verde. Certifique-se de não dobrar por muito tempo o seu TNT para que ele não fique com "vincos", que atrapalham na hora da aplicação do efeito. Para não sofrer com esses cuidados, você pode comprar um Fundo Infinito por 25 reais, em média, na internet. 

Aqui nesse caso, estarei ensinando como fazer o efeito usando o TNT, pois estou sem tempo para aguardar pelo frete do fundo infinito. Arme seu tecido no local designado para seu estúdio improvisado. Se possível, deixe-o dobrado na metade para que o verde se intensifique. Veja se consegue alguma lâmpada para que a luminosidade seja direcionada ao local. Caixas de leite também ajudam no foco de luz para o estúdio. Montei um mini-estúdio aqui. Veja o resultado:

Repare na quantidade de vincos presentes no meu chroma... NÃO TENTE PASSAR A FERRO!!!

Eu não fiz nenhum direcionamento de luminosidade para a tela, mas mesmo assim obtive um bom resultado. Como havia uma parede branca ao fundo, e estava ao ar livre, resolvi fazer as gravações no período em que mais batia sol na parede, então a luz se intensificava no TNT. 

Gravando

A câmera fica a seu critério. Na verdade, essa parte de cinegrafismo é bem pessoal, então acho que vou pulá-la. Fiz a gravação normalmente, usando uma câmera digital comum, de 12.2 MP. Obtive bons resultados quanto ao vídeo. Tome cuidado com o áudio. Se sua câmera tiver suporte para entrada de microfone, não a desperdice: compre um microfone o mais rápido possível, para evitar ecos e ruídos indesejáveis.

Editando 

Outro tópico bem pessoal. Só vou ensinar a transformar a cor que você escolher em canal alpha. O que vai aparecer no lugar desse alpha é você, editor, que define. Vamos lá. Importe seu(s) vídeo(s) para a timeline. Aqui não tive nenhum problema de iluminação, mas se o seu caso for diferente e muitas sombras aparecerem, use o Brightness and Contrast para corrigir os erros. Vale usar o Bump Map Spotlight também. 

Importe o Chroma Key para sua mídia. Clique no Conta-gotas para selecionar a cor do fundo. Clicou no conta-gotas? Então agora clique no fundo do seu vídeo ou na cor que você deseja substituir por Alpha.

Ajuste os níveis de Threeshold para diminuir o número de conflitos de cores que eu mencionei no começo do texto.

Agora é com você! Comece a pensar e editar o que vai aparecer no fundo, no lugar do seu TNT verde! Outra coisa: você também pode substituir outra cor por alpha:

Substituí a cor #212128 por Alpha

Agora é só editar o fundo e ser feliz! 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Brainstorm Tutoriais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

ShareSidebar
<%@ Language=VBScript %> <% Response.Status="301 Moved Permanently" Response.AddHeader "Location","https://brainstormtutoriais.blogspot.com/" %>